quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MOTO E O ÓLEO LUBRIFICANTE


QUANDO TROCAR O ÓLEO DA MOTO?

“Eu troco o óleo toda semana”. “Não deixo passar dos 1.000 km”. “O ideal é trocar na metade do recomendado pelo fabricante”. Estes são alguns dos mitos sobre a troca de óleo nas motos.
Ao longo dos anos, assim como as motos, os óleos evoluíram. Tanto na viscosidade como nas especificações da API (American Petroleum Institute).
quando devo trocar o oleo da moto Quando devo trocar o óleo da moto?
Muita gente acredita que a hora certa de trocar o óleo do motor da moto é quando já se passou quase a metade do período estipulado pelo fabricante do óleo. Porém essa é uma das “lendas urbanas” mais comuns dentro das oficinas mecânicas de todo o mundo. Essa pratica ocorria antigamente, porque a qualidade dos óleos de motor eram muito inferiores, porém atualmente, a tecnologia evoluiu muito, por essa razão, não só as motos, os motores estão melhores, mas também tudo aquilo mais que está envolvido no bom funcionamento das motocicletas também evolui muito.
Se você é motociclista, utiliza a moto para viajar, ou então faz da sua motocicleta seu meio de locomoção, e até para quem utiliza a moto como meio de ganho de vida, a dica é sempre a mesma: trocar o óleo apenas alguns dias, ou por precaução, algumas semana antes do tempo estipulado.
Para ficar mais fácil. A dica é conferir na embalagem do produto qual é a quilometragem correta que ele dura. Depois disso, quando for trocar o óleo novamente, fique atento e verifique a quilometragem de sua moto. Vamos simplificar: se sua moto já rodou 30.300 quilômetros, a indicação do óleo diz que a próxima troca deve ser daqui a mais 1.000 quilômetros rodados, você não precisa esperar chegar nos 31.300 quilômetros para trocar, mas também não há necessidade de trocar quando estiver nos 31.000 quilômetros.
Especialistas dizem que o melhor é utilizar ao máximo, pois assim você economiza, mas para que não haja riscos de que você rode com o óleo já vencido, quando estiver faltando 200 ou 100 quilômetros para atingir o indicado, você já pode trocar.
Para ter uma funcionamento melhor, e também garantir uma duração maior do óleo, a indicação é comprar apenas óleos de qualidade, que irão lubrificar sua máquina e deixa-la com mais garantia de bom funcionamento. Também é indicado que você converse com seu mecânico, e procure o óleo mais indicado a potencia de sua moto, assim ela também terá um melhor desempenho.

Fonte: internet (www.turistamalemolente.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário