quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DÚVIDAS DOS MOTORISTAS!

PERGUNTAS FREQUENTES...


  • E se meu carro tiver longa quilometragem?

Motores com mais de 100.000 km rodados tendem a baixar mais o nível de óleo no cárter. Os óleos minerais são mais grossos e podem diminuir o consumo de óleo e já existem óleos preparados para veículos com alta quilimetragem.
  • Para que serve o filtro de óleo?

O filtro retém partículas de impurezas presentes no óleo, as resultantes do desgaste natural das peças do motor, além de sujeiras oriundas da câmara de combustão em razão da utilização de combustíveis de baixa qualidade. Caso haja apenas a troca do óleo, sem que haja a substituição do filtro, a lubrificação poderá ficar comprometida ante o acúmulo de impurezas, danificando a bomba de óleo.
  • Para que serve o filtro de ar?

Toda e qualquer poluição existente no ar são filtradas pelo filtro de ar do veículo. Caso este filtro não seja substituído por outro, esta sujeira poderá contaminar o óleo do motor, provando borra, diminuindo a potência e aumentando o consumo de combustível.
OBS.: Para uso normal, sem trafegar em estradas muito poeirentas, troca-se o filtro de ar a cada 10.000 km, mas o exame visual é que determina isto.
  • Qual o nível correto do óleo no carro?

O nível correto do óleo é aquele em que o lubrificante encontra-se entre os dois traços da vareta. Se o óleo ficar abaixo do nível mínimo da vareta, o motor poderá ser prejudicado por falta de lubrificação. Se o óleo ficar acima do nível máximo da vareta, poderá haver aumento de pressão no cárter, ocasionando vazamento ou até mesmo ruptura de bielas, danificando o catalisador no sistema de descarga do veículo.
  • Qual o momento em que devo trocar o óleo do carro?

Quando atingir o período recomendado pelo fabricante do veículo constante no “Manual do Proprietário”. Em condições severas, como uso urbano freqüente, estradas empoeiradas, uso desgastante do veículo, recomenda-se que a troca seja procedida em período menor que o recomendado.
  • É necessária a utilização de aditivo ao óleo lubrificante para aumentar o desempenho do motor?

Não há necessidade de adicionar aditivos ao óleo lubrificante, pois os que são recomendados já possuem todos os aditivos necessários para alcançar o nível de qualidade exigido.
  • Qual a finalidade dos números que aparecem nas embalagens de óleo (15W40, 20W40, 20W50…)?

Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), a qual se baseia na viscosidade dos óleos a 100 graus centígrados. Desta classificação, temos duas escalas:

a) baixa temperatura (de 0W até 25W)

b) alta temperatura (de 30 a 60)

A letra “W” significa “Winter” (inverno, em inglês). Quanto maior o número, maior a viscosidade do lubrificante e maior a condição do para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem que haja alteração em seu conteúdo ou variação em sua viscosidade.







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